terça-feira, 4 de outubro de 2011

Capítulo I - Final


Atenta aos detalhes, Serena indicou o Alto da Boa Vista para ser realizada a reunião. Olhando para ela, seu irmão Rick sinalizou concordar. Luma, que estava mais uma vez ao volante disse em bom tom:

- Vamos nessa... Lá é um bom lugar e há vários locais que poderemos escolher. Apesar de haver nas expressões faciais dos amigos de Bella sinais claros de preocupação, pelas palavras a eles direcionadas quando entraram no carro, a viagem transcorreu normalmente ao som de músicas de alguns cd’s,  colocados por Luma  para tocar no cd player do carro.

Algum tempo depois e chegando ao Alto da Boa Vista, Luma avisou que pararia próximo ao nº. 3123. Nesse local os amigos – de vez em quando - costumavam se encontrar na adolescência. Ninguém se opôs. Nele havia, e ainda há mesas e bancos de concreto para recepcionar os visitantes. Bella esboçou um sorriso e também concordou com a escolha. Luma estacionou o carro, todos saíram, se dirigiram à mesa e se sentaram. De sua bolsa, Bella retirou vários papéis e um mapa, colocando-os sobre a mesa. Então, ela finalmente abriu a reunião.

- Quero pedir aos meus amigos que se mantenham calmos e prestem muita atenção em minhas palavras. É importante que durante a minha fala não haja interrupção, apesar dos surpreendentes fatos que irão ouvir e ver, pois logo após vocês receberão o prometido convite, combinado? – disse, com a voz firme e decidida.

- Tudo bem! – entoaram alguns, ansiosos.

- Vamos logo!! Estamos muito curiosos para saber logo do que se trata - disse Serena.

Neste momento, o vento refrescante, comum naquele local, aumentou sua intensidade e jogou alguns papéis no chão, inclusive o mapa. De pronto, Rick se levantou e começou a catá-los. O mapa, ao cair abriu-se e ao pegá-lo Rick verificou tratar-se do mapa do Estado do Rio de Janeiro, e nele, marcado em destaque, justamente a estrada e o local onde estavam. Ele arregalou os olhos.

- Que é isso? Olha aqui, vejam! É o mapa do Rio!! – exclamou, colocando-o totalmente aberto sobre a mesa.

Serena e Luma, imediatamente fixaram seus olhares nos pontos indicados por Rick, perdendo também a tranqüilidade. Naquele momento houve um grande entrevero, que foi drasticamente interrompido por Bella, que em tom autoritário falou:

- O que é isso? Por que isso? Afinal, somos ou não somos grandes amigos? Vocês confiam ou não confiam em mim? Eu abri a reunião pedindo que vocês não interrompessem!! Saibam que isso é muito pouco, se comparado ao que vocês ainda irão ouvir e ver. Por favor, volto a pedir que prestem muita atenção ao meu relato. É importante que nossa reunião não se transforme em debate! Aqui estou visando o bem de todos e dar-lhes informações muito importante para que no final de nossa reunião possam decidir coerentemente. Mantenham se calmos! Os fatos que irei narrar são muito mais importantes e surpreendentes do que simplesmente esse mapa. Por favor, sentem e controlem-se!

Após ouvirem as palavras ásperas de Bella, os três sentaram-se novamente. Vendo-os mais tranqüilos, prosseguiu ela com a reunião.

– Bem, vou inverter minha pauta e explicar logo sobre o mapa e suas marcações. Aproveito para-lhes informar que nada do que vou relatar é coincidência ou suposições. Tudo aqui é fato. Entendo perfeitamente que desejam falar e irão, mas não agora.

- Vamos aos fatos: Ocorre que é do meu conhecimento a existência de duas Organizações Não Governamentais registradas em seus nomes, uma delas inclusive muito conhecida aqui no Rio de Janeiro, fundada em 1969, que têm atualmente o Rick como seu presidente executivo. Esta fica localizada na Central do Brasil e desde sua fundação dedica-se ao reforço escolar e ao primeiro emprego de jovens carentes. A outra, criada recentemente, tem Serena como presidente e Luma como vice; sendo o amigo Rick diretor de comunicação. É através dela que se articulam politicamente, promovendo e convocando a população para participação em passeatas e seminários, intensificando a luta contra o desmando governamental, mais precisamente, na luta contra todas as formas de corrupção. Das centenas de escândalos existentes somente nesses dois últimos anos, três deles foram denunciados à Polícia Federal e à Controladoria Geral da União por vocês, inclusive o escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal flagrado recebendo dinheiro. Tal ilicitude causou seu afastamento do governo do Distrito Federal. Vocês também tiveram participação no escândalo envolvendo a Telebrás e o Ministro das Comunicações que desviou 169 milhões no ano de 2006. Mas sobre elas, falaremos após o nosso possível entendimento.

- Convenhamos: essas são tarefas perigosas e exigem dos meus amigos mais estrutura e preparação técnica. A luta para depurar o sistema exige e continuará exigindo muito trabalho de inteligência, patriotismo e dedicação. Se o povo continuar acomodado, teremos em breve a Institucionalização da Corrupção no Brasil, cuja causa está – em grande parte – na falta de moral de muitos de nossos legisladores que desviam e roubam o dinheiro do povo impunemente. Basicamente, valem-se da Imunidade Parlamentar. É chegada a hora! Não dá mais para agüentar! Afinal, que país deixaremos para a geração futura? Estamos atolados em grande lamaçal moral.

Bella fez uma pausa para tomar fôlego, observando a expressão dos amigos. Satisfeita com a vistoria, ela prosseguiu.

- Como pode nosso país ter, somente nos últimos dois anos, 758 casos de corrupção envolvendo desvio de milhões e milhões de reais? A luta será árdua e não se pode dar mole. Serena, você cometeu um grande erro, não avisando ao seu irmão e à Luma o atentado que sofreu, quando foi à Brasília falar com o contato de ambos naquela cidade, que não apareceu.

Neste momento, Rick e Luma não conseguiram se conter e olhando para Serena questionaram nervosamente:

- Como isso aconteceu Serena? O atentado à sua vida realmente aconteceu? Porque você omitiu isso de nós?

Bella os interrompeu imediatamente.
- Calma, muita calma nessa hora! Serena omitiu-lhes esse fato pensando em protegê-los. Após minhas explanações ela lhes dará as explicações sobre sua atitude. Mas continuando, este atentado ocorreu quando Serena saia de um banco e caminhava até ao ponto de táxi, a fim de retornar ao Rio de Janeiro. O atirador, felizmente, estava muito distante do local e errou em seus cálculos de desvio e tolerância do tiro. Naquele dia ventava muito. E o vento, basicamente, foi o fator preponderante para causar o erro do atirador. A bala passou muito perto, atingindo o suporte do sinal de trânsito ao lado de Serena, tendo inclusive tirado lascas que felizmente também não atingiram nossa amiga, que percebendo o atentado, caminhou rapidamente até ao ponto, pegou o táxi, foi direto para o Aeroporto e retornou ao Rio. O atirador não conseguiu dar os tiros seguintes por ter sido morto naquele mesmo instante. O como e o porquê dessa ação de proteção serão facilmente entendidos logo após o término da nossa reunião.

Bella parou de falar e baixou a cabeça, ficando nitidamente em transe por aproximadamente 7 segundos. Então ela retomou a palavra e disse:

- Bem meus amigos, é hora de fazer-lhes o tão falado convite... E o faço por estar plenamente segura dos valores éticos e altruístas que possuem. Eles são o melhor caminho para juntos continuarmos lutando contra os verdadeiros demônios que se instalam no poder e esquecem com muita facilidade o quanto foi difícil a redemocratização de nosso país e a liberdade obtida graças à luta de homens e mulheres honrados do cenário político que os antecederam, os quais - infelizmente - não estão mais entre nós. Os que ainda vivem e ainda honram seus compromissos com o povo, precisam de ajuda. É essa a ajuda que juntos a partir desta data iremos dar.

- Vocês são inteligentes e creio que já perceberam facilmente após meu relato que minhas atividades estão diretamente ligadas aos trabalhos investigativos. Assim, quero lhes convidar para juntar-se a mim na organização a que pertenço. Entretanto, é bom deixar claro que ao aceitar não há mais retorno. Qualquer traição será punida com a morte, mesmo sendo amigos como somos. Nosso trabalho envolverá, entre outras exigências o segredo, o sigilo, e a coragem. Bem... Chegou a hora de vocês falarem. Após suas respostas eu os deixarei para que tome as providências necessárias para as suas possíveis mudanças de endereço. – ela terminou finalmente, observando austeramente a impressão que causou nos amigos.

Mas ela sabia no seu íntimo que tudo daria certo.