sábado, 20 de agosto de 2011

Capítulo 1 - Parte 2

Segunda Parte


- Bem... Já que terminamos nosso gostoso café, queria fazer “um tour” pela cidade e rever alguns lugares em companhia de vocês – disse Bella, olhando para os três amigos. - Tudo bem Sr. Ot.. Dona Ana?

- Naturalmente minha filha, não é Ot?

- Claro que sim, respondeu ele sorrindo.

- Então vamos - disse Bella  aos amigos - Hoje o almoço é comigo, ok?

- Ok! Vamos lá! - Responderam.

Então, levantaram-se da mesa, despediram-se e saíram. Após entrarem no carro, com Yleusa assumindo a direção, Bella anunciou:

- Bem... Adnama, Odracir e Yleusa, prestem muita atenção e não se preocupem agora com a mudança do meu comportamento.  Eu tenho um convite a lhes fazer e não posso perder tempo. Preciso que vocês escolham um lugar seguro e um tanto isolado para que possamos conversar seriamente. Repito: não se preocupem! Fiquem tranqüilos, disse moderadamente. Mas a expressão em seu rosto denunciava que um assunto sério estava por vir.

Atenta aos detalhes, Adnama indicou o Alto da Boa Vista para ser realizada a reunião. Olhando para ela, seu irmão Odracir, sinalizou concordar. Yleusa, que estava ao volante disse em tom de tranquilidade:

- Vamos nessa! Lá é um bom lugar e há vários locais que poderemos escolher.

Apesar de haver nas expressões faciais dos amigos de Bella sinais claros de preocupação pelas palavras que acabara de ouvir, a viagem transcorreu normalmente.

Algum tempo depois e chegando ao Alto da Boa Vista, Adnama avisou que pararia próximo ao nº. 3123. Nesse local os amigos – de vez em quando - costumavam se encontrar na adolescência. Ninguém se opôs. Nele havia, e ainda há mesas e bancos de concreto para recepcionar os visitantes. Bella esboçou um sorriso e também concordou com a escolha. Adnama estacionou o carro. Saltaram e caminharam até a mesa. Após se sentar, Bella retirou de sua bolsa vários papéis e um mapa, colocando-os sobre a mesa e deu início a reunião.

- Quero pedir aos meus amigos que se mantenham calmos e prestem muita atenção em minhas palavras. É importante que durante a minha fala não haja interrupção, apesar dos surpreendentes fatos que irão ouvir e ver, combinado? - Disse ela, com voz firme e decidida.

- Tudo bem! Entoaram ansiosos seus amigos por querer saber logo do que se tratava.

Naquele momento, o vento refrescante, comum naquele local, aumentou sua intensidade e jogou alguns papéis no chão, inclusive o mapa. De pronto, Odracir se levantou e começou a catá-los. Mas, o mapa, ao cair abriu-se e ao pegá-lo Odracir verificou tratar-se do mapa do Estado do Rio de Janeiro, e nele, marcado em destaque, justamente a estrada e o local onde estavam. Ele arregalou os olhos.

- Que é isso? Olhem aqui! Vejam: É o mapa do Rio de Janeiro - disse ele, colocando-o totalmente aberto sobre a mesa.

Adnama e Yleusa imediatamente fixaram seus olhares nos pontos indicados por ele e perderam momentaneamente a tranquilidade, causando um pequeno tumulto. Bella, enervada, os interrompeu drasticamente num tom de voz elevado:

- O que é isso? Por que isso? Afinal, somos ou não somos grandes amigos? Vocês confiam ou não confiam em mim? Eu abri a reunião pedindo que vocês não interrompessem, porra!!! Saibam que isso é muito pouco, comparado ao que vocês ainda irão ouvir e ver.  Assim, volto a pedir: fiquem calmos. E prestem muita atenção ao meu relato. É importante que nossa reunião não se transforme em debate!  Não vim aqui para debater. Prestem muita atenção, pois no final de nossa reunião lhes farei um convite e vocês terão que responder com calma e responsabilidade. Saibam que os fatos que irei narrar são muito mais importantes que a merda destes papéis e mapa.

Após ouvirem as palavras ásperas de Bella, os três sentaram-se novamente. Vendo-os mais tranqüilos prosseguiu ela com a reunião.

- Bem...voltemos aos fatos. Ocorre que é do meu conhecimento a existência de duas Organizações Não Governamentais registradas em seus nomes, uma delas inclusive muito conhecida aqui no Rio de Janeiro, fundada em 1969, e que fica localizada na Central do Brasil, tendo o amigo Odracir como presidente. Esta Entidade Filantrópica, desde sua fundação, dedica-se ao reforço escolar e ao primeiro emprego de jovens carentes. A outra, criada recentemente, tem Yleusa na presidência e Adnama como vice. É através dela que vocês se articulam politicamente, promovendo e convocando a população para participação em passeatas e seminários contra o desmando governamental, mais precisamente, na luta contra todas as formas de corrupção que acontecem neste estado. Porém, o problema é bem maior: A nível nacional são milhares de Escândalos Financeiros existentes somente nesses dois últimos anos. Chega de esperar. Por isso...


Em breve continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário